De pais para filhos e netos! Parte 2
Por Mário Efegomes Jr.
Drew Barrymore (foto), embora tenha estreado com apenas 2 anos em “Suddenly, Love” (1978), de Stuart Margolin, longa feito para a TV norte-americana, tornou-se mundialmente conhecida no papel da garotinha fofa que, juntamente com a família, acolhe o adorável alienígena “E. T. – O Extraterrestre” (1982), de Steven Spielberg, filme que desde seu lançamento vem conquistando todas as gerações. Na virada do milênio Drew dividiu a telona com Cameron Diaz e Lucy Liu em “As Panteras” (2000), de Joseph McGilty Nichol, grande sucesso inspirado na famosa série de TV dos anos 1970. Ao lado de Adam Sandler a atriz protagonizou a comédia romântica “Como se Fosse a Primeira Vez“ (2004), de Peter Segal, em que interpretou a meiga “Lucy Whitmore”, personagem que sofre de perda da memória de curto prazo. Agora, um fato pouco conhecido sobre essa talentosa atriz, produtora, apresentadora e diretora é que sua mãe, Jaid Barrymore, seu pai John Drew Barrymore, e seu avô John Barrymore, são também atores com uma vasta filmografia. Vovô, por exemplo, já fazia sucesso à época do Cinema Mudo, quando interpretou “Dr. Jekyll” e seu alter ego “Mr. Hyde” no clássico “O Médico e o Monstro” (1920), de John S. Robertson, filme inspirado na obra do escritor escocês Robert Louis Stevenson e que teve várias versões ao longo da história do Cinema. Essa família representa muito bem meu ponto de vista, concorda?
Michael Douglas recebeu o Oscar de Melhor Ator pelo seu desempenho em “Wall Street – Poder e Cobiça” (1987), de Oliver Stone. Em 2000 casou-se com a atriz Catherine Zeta-Jones. Ostenta um currículo de sucessos como “Tudo por Uma Esmeralda” (1984), de Robert Zemeckis, “Atração Fatal” (1987), de Adrian Lyne, “Instinto Selvagem” (1992), de Paul Verhoeven – aquele filme em que a bela Sharon Stone, na cena do interrogatório, fez a cruzada de pernas mais famosa da história. Recentemente pôde ser visto em “Homem-Formiga” (2015), produzido por Kevin Feige e na sequência “Homem-Formiga e a Vespa (2018), de Peyton Reed. Creio que a maioria dos cinéfilos sabe que Michael é filho de Kirk Douglas, astro absoluto do período áureo de Hollywood, com sucessos como “Vinte Mil Léguas Submarinas” (1954), de Richard Fleischer, aventura clássica inspirada na obra de Jules Verne. Em “Sede de Viver” (1956), de Vincent Minnelli, papai Douglas interpretou Van Gogh, pintor que em vida nunca vendeu um quadro sequer e que em decorrência de uma depressão profunda teria decepado uma de suas orelhas. No início da década seguinte estrelou o papel-título em “Spartacus” (1960), de Stanley Kubrick, rebelde escravizado que se torna gladiador e lidera uma rebelião de outros escravizados contra seus “donos”. Kirk teve uma vida longa e somente veio falecer aos 103 anos, em 2020. Além de Michael, Kirk teve mais três filhos: Eric e Peter Douglas, ambos também atores, e o caçula Joel Douglas que é produtor cinematográfico. Família que atua unida permanece unida!
A atriz Miley Cyrus, que também é cantora e compositora, ficou famosa pelo papel-título da série de TV infanto-juvenil “Hannah Montana”, exibida originalmente pela Disney Channel entre 2006 e 2011. Essa série foi adaptada para a telona com o óbvio título “Hannah Montana: O filme” (2009), de Peter Chelson. Logo em seguida, Miley estrelou o drama romântico “A Última Música” (2010), de Julie Anne Robinson, em que também interpretou a música principal do filme. E seu pai, adivinhe o que faz da vida? Billy Ray Cyrus também é ator, cantor e compositor de muito sucesso na música country. E mamãe? Chama-se Leticia Cyrus, também conhecida como Tish Cyrus, é atriz, empresária e produtora (inclusive do filme “A Última Música”, acima mencionado). As suas irmãs Noah e Brandy e seu irmão Braison também são atores. Seu irmão Trace é cantor, compositor e guitarrista. Por fim, seu irmão Christopher Cody é compositor de trilhas sonoras. Isso é que é família de talento!
Martin Sheen ficou famoso na telona em filmes como “Apocalypse Now” (1973), de Francis Ford Coppola, em que contracenou com Marlon Brando, Robert Duvall e Laurence Fishburne. Atualmente o ator pode ser visto em “Grace and Frankie”, de Tate Taylor e Scott Winantt, ótima série de TV disponível na Netflix. Iniciada em 2015, a série é do gênero comédia dramática e já está na sétima temporada, sendo estrelada pelas excepcionais Jane Fonda e Lily Tomlin, respectivamente “Grace” e “Frankie” do título. Os filhos de Martin Sheen são os também atores Emílio Esteves e Charlie Sheen. Ambos fizeram sucesso no cinema, especialmente na década de 1980. O caçula Charlie ficou muito conhecido pelo papel de Charlie! Como assim? Parece confuso! Explico: esse é o nome do seu personagem na série de TV “Two And A Half Men” (2003-2015), por aqui exibida com o título “Dois Homens e Meio”. Sucesso de audiência, essa série teve 12 temporadas, 240 episódios e ainda hoje é reprisada pela Warner Channel, na TV a cabo.
Esse tema, diferentemente do espaço de que disponho, é inesgotável. Quanto mais pesquiso, mais exemplos surgem!
Fontes: Portais Google e Wikipédia.
* Mário Efegomes Jr. é natural de Santos, advogado, cinéfilo e aficionado por música.
Este texto não reflete necessariamente a opinião do Portal Raiz Trabalhista.