A ação política altruísta é um imperativo no momento atual
* Marcos Santos
Para progredir, o homem precisa da sociedade. O progresso não é o mesmo para todos, então os mais adiantados devem ajudar o progresso dos outros por meio do contato social.
Esse auxílio, essa participação, é uma ação política, embora possa não ser (e na maioria das vezes não é) uma ação político-partidária.
Essa ação política deve ser sempre inspirada nos princípios expressos pelo aspecto ético e filosófico do altruísmo, que o levam a amar e, nesse caso, amar é desejar o bem, logo, a exteriorização política do amor é a expressão do querer bem e do agir para o bem de todos.
Alerta-nos os princípios éticos da filosofia, que o progresso intelectual realizado até o presente, em larga escala, é um grande avanço e assinala uma primeira fase de desenvolvimento da humanidade, sendo impotente, porém, para regenerá-la.
Enquanto o homem estiver dominado pelo orgulho e pelo egoísmo, ele utilizará sua inteligência e seus conhecimentos para satisfazer suas paixões e seus interesses pessoais, não se importando em prejudicar seu semelhante e até mesmo destruí-lo.
Somente quando, através do progresso moral, o homem dominar o orgulho e o egoísmo, ele poderá ampliar sua felicidade na Terra, podendo, então, desfrutar da paz e da fraternidade.
Isso só será possível quando os homens considerarem que, como irmãos, devem-se auxiliar mutualmente, e não o forte e poderoso explorar e viver às custas do mais fraco.
Consequentemente, a ação política altruísta é um imperativo no momento atual. Isso posto, surge clara a estimulação das pessoas verdadeiramente do bem, com suas personalidades alicerçadas na ética e na fraternidade, secundarem o movimento de regeneração da sociedade humana em bases de justiça e amor.
Para tal ação, é imprescindível que se tome conhecimento dos princípios e normas da empatia e do altruísmo, em um trabalho íntimo de enfrentamento das mazelas da nossa personalidade deformada, pois só assim acontecerá o despertar da consciência, de que só seremos felizes quando lutarmos corajosamente contra a desigualdade social e, para isso, a política é fundamental.
"A política é a arte de administrar a sociedade de forma justa",
Adolfo Bezerra de Menezes.
* Marcos Santos é empresário na cidade de Santos, palestrante e médium espírita kardecista e militante político.