A Ignorância Modernizada
Bolsonaro : A Ignorância Modernizada
Lucio Maluf
Os comentários e análises que viemos fazendo a tempo, tem enfatizado com objetividade a gravidade do processo eleitoral.
Erram aqueles que atribuem incompetência e ignorância a Bolsonaro .
Confundem seu atraso propositivo e programático, que é de fato inaceitável do ponto de vista econômico, social e cultural, e, mais profundamente civilizatório, com a competência do seu plano de poder, com importantes apoiamentos internos e externos, exemplo claro de competência de seu projeto de comunicação.
Nesse aspecto Bolsonaro se modernizou antes e desenvolveu primeiro expertise compativel com os novos tempos da comunicação, contando inclusive com a assessoria avançada de origem americana, formando um enorme exército, eficientes sistemas de formulaçăo e avançado suporte tecnológico.
É mais uma demonstração da compreensão da importância do projeto eleitoral e da construção de sinteses decodificáveis emocional e racionalmente pelo eleitorado, comunicados aos segmentos objetivados através de canais/meios adequados.
É importante que continuemos a combater sem trégua as propostas, ações e a verdadeira guerra cultural promovida por Bolsonaro, mas é igualmente importante compreender que tipo de guerra estamos travando, contra qual exército e quais os arsenais disponíveis, principalmente nos campos da internet/redes sociais.
Em muitas ocasiões temos servido como ativadores inconscientes dos sistemas de defesa e contra ataque do inimigo com evidente superioridade tática e técnica/tecnológica.
*Sociólogo, especialista em marketig eleitoral.