13 de maio: o dia em que a Lei Áurea aboliu a escravatura no Brasil
132 anos depois, o racismo continua a ser uma herança violenta na sociedade brasileira, onde os não-brancos são a maioria dos pobres, dos desempregados, dos trabalhadores precários e informais e dos reclusos. A escravidão acabou, mas as suas marcas não.
Por Ana Catarina Marques.
Caetano Veloso Veloso canta “a 13 de maio em Santo Amaro na Praça do Mercado, os pretos celebraram, talvez hoje ainda o façam, o fim da escravidão, da escravidão, o fim da escravidão” numa ode à libertação das pessoas escravizadas no Brasil de 1888. A música do álbum “Noites do Norte” assinala a data em que a Princesa Isabel assinou a Lei Áurea, resumindo em dois parágrafos o essencial: a liberdade total de todas as pessoas escravizadas. O cantor baiano remata na sua letra - “pra saudar Isabel, ô Isabé” - mas será mesmo ela a protagonista desta libertação? Ou será apenas uma ferramenta colonizadora de branqueamento da história negra?
A história da libertação de pessoas escravizadas ultrapassa Leis assinadas e Princesas em palácios. Também de mulheres negras se fez luta pelo fundamental da condição humana - a liberdade. “Ativistas” (na altura esta palavra ainda não existia) organizadas em Quilombos - comunidades de pessoas fugitivas da condição de escravas - protagonizaram batalhas clandestinas que contribuíram para a emancipação das pessoas negras no Brasil:
Adelina Charuteira, vendia charutos para angariar dinheiro para a luta, uma das caras da Sociedade Abolicionista Clube dos Mortos.
Brasil, um país de todas as cores mas monocolor no poder político e económico. Que cor têm os dedos das pessoas que apertam os botões do ascensor? Qual a cor da pele das empregadas domésticas? Quem continua a trabalhar nas fazendas? Muitos são os exemplos que poderiam ser dados, mas a premissa é a mesma - a serventia é não-branca.
Acabando como comecei - uma música. Desta vez, o samba-enredo da Mangueira no Carnaval de 2019. A "história que a História não conta", uma ode às Dandaras e às caras de Cariri que nos explica a verdade: "não veio do céu nem das mãos de Isabel, a Liberdade, é um dragão no mar de Aracati"
Publicado originalmenbte em https://www.esquerda.net/artigo/13-de-maio-o-dia-em-que-lei-aurea-aboliu-escravatura-no-brasil/67910